Obs: As resenhas serão feita de cada um dos livros.
1️⃣)Livro Assassinato Na Casa do Pastor
No primeiro livro ocorre a morte do coronel Protheroe um homem vastamente odiado no vilarejo de St. Mead local onde a Miss Marple mora e é bem conhecida bastante no vilarejo, ela é armada com uma profunda sabedoria sobre a natureza humana e um conhecimento ímpar das fofocas do local. Tão detestado era Protheroe, que Miss Marple consegue identificar sete suspeitos e, mesmo sendo uma armadora na arte da investigação, ela precisa discernir as pistas falsas e verdadeiras que levam ao assassino.
Coronel Protheroe estava esparramado sobre a escrivaninha do Pastor, em uma posição horrivelmente forçada. Havia uma poça de líquido escuro na superfície da mesa, perto de sua cabeça, que escorria lentamente para o chão, aos pingos, a pele estava fria e havia levado um tiro na cabeça. O livro é narrado pelo Pastor o que tira de suspeito? Talvez, desde o início achei bem curioso até porque nunca pensei em como seria ler na visão de um Pastor, as formas que ele descreve, analisa, observa é muito interesante, fora que há bons trechos com comédias com as vizinhas senhoras fofoqueiras, seu sobrinho, sua mulher Griselda e etc. A rotina dele é como basicamente nos tempos de 1700 até 1901 posso dizer assim em que os Pastores visitam as casas daqueles que frequentam a Paróquia/Igreja.
No livro infelizmente não havia a planta da casa e tive que pesquisar o livro online para eu ver a planta que o Pastor fez, sendo assim é possível o leitor captar melhor. A parte louca deste livro é que ninguém tranca as portas com as chaves na cidade, elas vivem aberta e é ai que a história se desenrola o asssassino pode entrar a qualquer hora pegar, matar e sair de fininho, fora que muita gente entrava nos fundos ou na entrada na casa do pastor para cortar o caminho (ele ama isso 🤭), babados rolam e todo mundo vira suspeito, mas somente sete que se tornam principais até chegar ao um.
Coronel Melchett me deu um tic nervoso nem o Pastor o suportava também, fora que ele a Miss, ah esquece.
2️⃣)Um Corpo Na Biblioteca
Na biblioteca do casal Bantry, uma jovem desconhecida (pelo casal Bantry) é encontrada morta. Após chamarem as autoridades, a sra. Bantry decide também pedir ajuda à sua amiga Miss Marple. No entanto, o caso se complica quando outro cadáver de uma adolescente é encontrado em um carro carbonizado. Haverá uma conexão os dois crimes?
Assim que eu terminei de ler o assassinato na casa do Pastor fiquei revoltada comigo mesma por ter ignorado o óbvio, mas neste o livro se torna enigmático enquanto o primeiro observação. Assim que a história começa a desenrolar o leitor chega suspeitar dos próprios donos da casa ou melhor o próprio sr. Bantry, assim por diante. A garota morta não parecia real, uma jovem com cabelos artificialmente embelezados que lhe caíam sobre o rosto em cachos e anéis. Seu corpo franzino trajava um vestido toalete de cetim, sem costas, de cor branca reluzente. O rosto estava pesadamente maquiado, o pó sobressaindo grotescamente sobre a pele inchada e azulada, a base da maquilagem espessa sobre a maçã do rosto desfigurado, o vermelho dos lábios cortes profundos. Era uma figura vulgar, espalhafatosa e extravagante.
Um outro crime ocorre, um carro carbonizado incendiado onde havia um cadáver ou seja uma outra adolescente morta. Os suspeitos ficam rondando direto, quando rola isto percebe-se que qualquer um pode ser, mas só é preciso se ligar nos detalher e interpretar os enigmas, na verdade sempre achei muitos personagens no livro da Agatha quando se tem a Miss Marple até porque a gente tem uma visão dela na cena, dos suspeitos, assassinos, enquanto do Hercule Poirot não. A(s) pessoa(s) que cometeu os crimes há uns percentuais de ter sido tal pessoa, mas a forma de como foi planejado, organizado e desenvolvido foi muito estratégico.
Agora depende de você se sabe o suficiente interligar ou não os fatos de modo estrategista.
3️⃣) Convite para um homicídio
Esse é um livro top! Certo dia, o jornal do vilarejo Chipping Cleghorn publica um convite aos amigos da família Blacklock a comparecerem a um homicídio. Pensando se tratar de uma brincadeira inofensiva, os membros da família vão ao lugar, mas, no momento anunciado, as luzes se apagam e tiros são disparados. Para a sorte do inspetor Craddock, ele conta com a ajuda de Miss Marple para destrinchar esse estranho caso.
Há um homem morto e uma mulher sangrando, o coronel Easterbrook virou o corpo, sentiu o pulso e o coração, e retirou os dedos trazendo-os para perto do rosto, estavam vermelhos e pegajosos e suspeita de ter se suicidado. Só que gente eu não sei como explicar o livro, eu surtei, fiquei como uma palhaça, fui tapeada e creio que ninguém vai chegar a desdobrar o crime porque é muito complexo, criativo, há muita locomoção e por mais que haja diversos fofoqueiros e suspeitos o desenvolvimento é enigmático e surpreendente, no final confesso que você fica decepcionado com o assasino demonstrado, mas ai o jogo vira para mostrar quem é o real assassino, o convite é um jogo real e na leitura não é diferente.
Eu gosto de todas as partes do livro me apaguei com todos os vizinhos (personagens) até o assasino que não pensava que era (sou inocente ok?), porém ele é o livro mais longo do box (foi o que achei), mas vale cada página, parece um filme com atrizes e atores perfeitos. Outra parte interessante é a parceira do inspetor Craddock com a miss Marple que por mais que ela o deixou triste no passado agora ele exige uma proteção a ela ou seja do nada vira um protetor 😏, porém eles foram ótimos desdobrando os mistérios ocultos que rolam no crime.
Só saibam de uma coisa não é apenas um homicídio/suicídio.
4️⃣) Cem Gramas de Centeio
No dia em que o Sr. Fortescue é encontrado morto por envenenamento após repetir seu hábito cotidiano de beber o chá de desjejum servido pela sua secretária, o Inspetor Neele logo descobre que já muitos suspeitos para esse assassinato. Outras duas vítimas logo se seguem, demonstrando um curioso padrão, e Neele não vê opção a não ser chamar Miss Marple para ajudá-lo no caso.
Eu pensei em como diria a minha impressão sobre o livro, mas eu não sabia como começar na verdade eu gostei da forma de como foi erguida o assassinato de forma bem estratégica, mas o desenrolando não foi como eu esperava e achei chato, não que o livro seja ruim, curti, li, mas senti como se o Inspetor fosse novo no caso, muito humano e pensava em tudo menos no caso menos de uma forma profissional, para mim isto foi difícil persistir. Continuei para ver como que seria o final e me decepcionei com o assassino, faz sentido sim, porém a trama para ter ocorrido tal assassinato não há ligação necessária de uma forma que precisasse de ter feito aquilo. Não sei se recomendo porque sei lá eu não me conectei em nenhum momento e por eu gostar da Agatha Christie achei que eu merecia ao menos finalizar o box que comprei.
5️⃣) A Maldição do Espelho
Quando a famosa atriz Marina Gregg decide se mudar para o vilarejo de St. Mary Mead, ela logo organiza um jantar que atrai admiradores, curioso e a imprensa - mas algo sai inesperadamente errado. Após a Sra. Heather Badcock ter sido envenenada no evento, a atriz começa a se perguntar se ela era a verdade vítima intencionada pelo assassino. Cabe ao inspetor Caddocl e à Miss Marple sanarem as dúvidas da famosa atriz, antes que suas suspeitas se tornam reais.
Oh livro louco! Se o último livro do box fosse tão entediante quanto o penúltimo eu ficaria pistola. Minhas Impressões foram boas, só demorou para desenrolar até porque era uma questão difícil da morte e ainda mais para interligar com a atriz, porém quando liga eu não esperava por uma tal revelação, me senti no casos de família, mas amei.
+ Fotos
Nenhum comentário:
Postar um comentário