quinta-feira, 23 de julho de 2020

À Sombra do 13 do Autor Edson Ceretta


💁🏽‍♀️Minhas Impressões🤷🏽‍♀️
  Finalizei este livro à sombra do 13 do autor @edson.ceretta.escritor e fiquei sem respostas, não pelo sentido de eu não saber do que me expressar e sim por livro ter extrapolado as minhas expectativas o que se tornou sim o meu livro favorito da vida, a forma da escrita deste autor é além do divino people e resolvi falar somente das impressões para não expor spoiler.
   Então desde o início do livro que comecei a ler eu já me deparei de cara a cara com um mistério ali bem tenso, uma adrenalina que ao tentar desdobrar você se encontra de cara novamente com outro mistério a desvendar, a perspectiva que o leitor ou melhor o que eu tive naquele exato momento ao ler é que vai continuar dali, porém não é bem assim o autor te leva para  "o antes do descobrimento" o que faz nos sentir os famosos detetives Sherlock e Poirot para desvendar este mistério impecável, mas saibam que vocês não vão descobrir nem tão cedo, aliás nunca ou talvez sim somente se fores vidente; porém acho que essa é a sensação real que o Edson deseja de quebrar as nossas expectativas e nos transportar para o além do que pensamos (é surpreendente mesmo pessoal!), o autor consegue te levar em outro patamar para assim entenderes que os mistérios estão dentro dos mistérios ou seja assim que deseja descobrir o ponto principal os mistérios sempre estarão nos pequenos detalhes e interligados para se tornar em grande. As minhas sensações, sentimentos foram mistos de tanta emoção e choque quando foram desvendados.
  Os personagens foram muito bem interpretados, bem descritos com personalidades possante de um modo bem vigoroso, robusto, enfim ao ler você consegue interpretar nas profundezas do ponto interiormente deles captando diversas previdências, porém não reveladas no momento somente ao chegar próximo ao fim do livro em que o autor te diz "checkmate" ou seja as personalidades deles nos surpreendes através das fraquezas e por meio das fortalezas resistentes e não vistas (talvez até despercebidas) demonstrando o principiante no livro. Levando ao outro ponto a destacar são as ilustrações bem situadas de acordo com a década do livro e neste ponto é onde poucos autores analisam nisto, a arte tem uma evolução de acordo com os cenários não tem como eu desenhar casas do tempo de hoje se o livro está situado na década 30,20 enfim, não haverá cabimento (isto foi apenas um exemplo); continuando neste aspecto as cenas descritas foram bem colocadas, amo livros com artes e a técnica dos desenhos com texturas ficou perfeita com o tema do livro. Ah outro ponto a ressaltar foi a forma de como o Edson fez a identificação do personagem, pois agora se eu/alguém disser ou eu ler "Porca Pipa" logo lembrarei do Lúcius rs.
     Para finalizar amei a organização do livro, além de haver apresentação, prefácio, notas do autor, prólogo, há os anexos que me ajudaram bastante na leitura o que me fez entender bem melhor algumas palavras e referências utilizadas; os agradecimentos apareceram que nem os créditos dos filmes rs, gostei bastante e resumindo a organização do livro é tudo para o leitor, é muito proveitoso e lucrativo.
     Amei muto este livro e levarei ele para sempre em minha vida, sou muito grata por ser a parceria deste autor incrível, sensacional, maravilhoso e divino.

Avaliação do livro: ⭐⭐⭐⭐⭐🖤

❁ ════ ❃•❃ ════ ❁
Informações da História
❁ ════ ❃•❃ ════ ❁
├Título: À Sombra do 13
├Autor: Edson Ceretta
├Adicione no: Skoob  
├Gênero: Suspense/Mistério
├Descrição: "Um guarda-livros é surpreendido em sua rotina, em uma sexta-feira 13, ao ser atormentado por estranhos e inesperados acontecimentos envolvendo números e datas, relacionados ao 13. Nessa sinistra jornada, o personagem se vê rendido por embaraçosas forças do destino. Aterrorizado e sem saída, ele decide finalmente dar cabo em sua vida. Será mesmo o fim de Lúcius? Que mistérios ocultos o deixam em xeque diante do nebuloso e enigmático 13? E o que esperar de Penumbrópolis, a bucólica e sombria moradia do contabilista?"

 
   
E é isso espero que tenham gostado

3 comentários:

  1. Obrigado, Maselha Alves, pelas gentis palavras, ao tecer suas impressões sobre a obra "À sombra do 13". Ao tempo em que isso nos traz um afago, também nos remete a grandes responsabilidades e a de sempre zelar pelo conteúdo do livro. Seu ponto de vista é muito importante e deveras estimulante. Tenha certeza que vamos cada vez mais procurar manter a qualidade do nosso trabalho e a realizar melhorias, ao longo do tempo (pois é isso que fazemos e que nos motiva: escrever e naturalmente ir aperfeiçoando). Reforço, aqui, por fim, a inclusão de imagens, que foram lindamente trabalhadas pela Maselha. 🌼🌼 Parabenizo-a pelo maravilhoso post, oportunidade em que desejo sucesso a você (insta @maselhaalves)!🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado pelo comentário sou muito grata por tudo, o seu livro me trouxe diversos aprendizados e o meu objetivo é demonstrar o quanto que esta história é profunda, vou trazer sim outra abordagens marcantes que me tocou e a relação dos conteúdos que contém também.

      Excluir
  2. Edson Ceretta é um dos poucos escritores contemporâneos que nos faz prender na leitura do começo ao fim. Com uma linguagem bem abrasileirado e gauchesco nos faz decifrar um mistério fora do comum, juntando cada fragmento em detalhes minuciosamente intercalado. "A Sombra do 13" é uma leitura rara em solo brasileiro. Gostei.

    ResponderExcluir