quinta-feira, 23 de julho de 2020

Estrela de Conteúdo: Entrevista com o Autor Henrique R. Prestes



Tema:  Entrevista com o autor Henrique R. Prestes



Maselha Alves: Olá Henrique R. Prestes, desde já quero agradecer por ter aceitado o convite de participar do projeto Estrela de Conteúdo do Escritores do Amanhecer, saiba que é muito importante termos você por aqui e para começar adoraria conhecer como surgiu, como foi o processo da escrita do livro Megaverso? quando comecei a vasculhar o seu Instagram li a snopse, os trechos e são incríveis.

Henrique R.: O prazer de participar é todo meu! Pois bem, antes quero apenas dizer quero o Megaverso é um "Universo" que eu criei para abrigar outros universos, ou seja: são universos dentro se um universo maior! A ideia surgiu em 2018, quando eu pensei em escrever uma história de Terror, afinal, eu adorava esses tipos de histórias, foi então que eu comecei alguns esboços de uma história onde um casal se mudava para uma casa e um demônio começava a os atormentar... Tempo depois, eu comecei a ter ideia de um universo de super-heróis, pois eu adorava essas histórias, deixando de lado a história de terror. Certo dia, eu decidi fazer essas duas histórias acontecerem, porém, sendo de universos diferentes. Foi então que eu me inspirei em grandes histórias, tais como a "Crise nas Infinitas Terras", da DC Comics, onde haviam centenas de Terras paralelas vivendo num aglomerado, nesse momento eu pensei: "E se eu fazer isso, porém, com poucas Terras?" Decidi fazer esse "Aglomerado" só com duas Terras e que, no futuro, vão fazer um crossover. Mais tarde, eu tive a ideia de fazer uma história de um apocalipse zumbi, mas esse gênero não combinava com nenhum universo que eu já havia criado e então nasceu o "Terceiro Universo", o qual acrescentei no Megaverso e também fará parte do futuro crossover, o qual será um Mega-evento e originará outras 6 Terras pra fechar o Megaverso.

Maselha Alves: Na sua primeira postagem por lá vi que além do anúncio até porque o livro é uma trilogia e já tem data estimada para o lançamento em novembro do primeiro livro, há umas descrições muito importante do Fireman, Night, Imperatriz e etc... A pergunta é, há alguma história por trás disso? Os personagens houveram algumas inspirações ou foi por criatividade própria de si?

Henrique R.: Eu já falei para alguns amigos que quero que esse universo seja mesmo visto como uma inspiração dos universos de super-heróis já conhecidos (DC, Marvel, Dark Horse, Spawn...). Por exemplo, Fireman é uma inspiração do "Tocha Humana", da Marvel, Night é uma clara referência ao "Batman" e "Ravena", ambos da DC Comics. Porém, há alguns personagens que serão pura criatividade minha e serão apresentados nas continuações.

Maselha Alves: Fantasia é o principal gênero do seu livro, para ti o que a fantasia representa, além da criatividade profunda que obtém?

Henrique R.: A fantasia é nada mais que sair fora do "mundinho" que vivemos, viajar para outros universos. Viver o que não podemos!

Maselha Alves: Todos os escritores tem momentos complicados, seja na estrutura da escrita, partes difíceis também, na hora dos diálogos e assim vai, houve travas na escrita ou procrastinação?

Henrique R: Ah, sempre tem! Antes de escrever, eu já imaginava tudo aquilo que queria contar, aquilo que queria escrever, porém, na hora de colocar em prática, não sai nada e eu ficava frustrado com isso. Teve vezes que até pensei em abandonar tudo, mas logo tudo se endireitava.

Maselha Alves: O seu sonho, objetivo ou foco sempre foi a escrita?

Henrique R: Pior que não. E, por incrível que pareça, ele não é meu objetivo principal! Sou daqueles que gosta de tecnologia e admiro muito grandes empreendedores, tudo isso me faz sonhar em ser um grande empreendedor um dia, que lida com tecnlogias e essas coisas, mas claro... continuarei com esse universo que criei na literatura, penso até em dar continuidade no universo dos super-heróis nas HQs!

Maselha Alves: Há hobbies, profissões que desempenha além da escrita?

Henrique R.: Gosto muito de editar vídeos, jogar futebol e vôlei, além de gravar alguns vídeos também. Desde que eu era mais, gostava de escrever pequenas histórias, mas nunca pensei que ser escritor faria parte dessa vida.

Maselha Alves: Pretende escrever outros segmentos literários ou apenas Fantasia?

Henrique R.: Irei escrever outros livros também, que farão parte do Megaverso: Terror e Ficção científica. Em novembro, como dito, eu espero lançar o livro dos Super-heróis ("Ultraliga"), em março do ano que vem pretendo começar o universo dos livros de terror com o livro "Caro David" e em Julho do ano que vem, começarei o universo de ficção científica, com o livro "Radioativos".

Maselha Alves: Há um conjunto de hábitos que faz para se manter criativo?

Henrique R: Sempre procuro as ideias que tenho antes, para ver se já não foi usada, até tento inovar algumas ideias já usadas, mas sempre tento criar minhas próprias.

Maselha Alves: Me diga quais são os elementos fundamentais para escrever?

Henrique R.: Você precisa ter uma mente espaçosa, para as ideias poderem entrar e se firmar ali. Além disso, na hora da escrita, você precisa já ter em mente o que vai escrever, não precisa ser exatamente aquilo que está pensando, mas algo parecido, que possa lembrar aquilo que planejou. Um ponto crucial é você conseguir prender seu leitor na história, fazer uma história que prenda ele, que faça ele querer continuar a ler ela. Que ele fique criando expectativas sobre a continuação de cada parte da história.

Maselha Aves: Muito obrigado por ter participado, saiba que a sua criatividade, o modo de como está produzindo o conteúdo do seu livro é perfeito, mas sabendo também que o intuito é esse por aqui, é mostrar aos escritores o valor do seu trabalho e se inspirarem em ti.

Henrique R.: Eu que agradeço a entrevista. Saiba que é uma honra estar sendo entrevistado por um grande IG literário!

Escritores Do Amanhecer não é somente mostrar a escrita e sim o nascer de muitas histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário