quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Os Sete Últimos Meses de Anne Frank - Wild Lindwer

 

       Neste livro a história é contada por seis mulheres judias sobreviventes do campo de concentração onde a Anne nunca mais voltou. Cada umas delas conta suas histórias, sua primeira vista com Anne, como era está naquele local e como sobreviveram mediante à tudo aquilo. Seus depoimentos foram marcantes e irei resumir com mesclsgem apenas as histórias delas e uns momentos de algumas sem relatar sobre a Anne para não dar spoiler.


1️⃣)Hannah Elizabeth (Lies Goosens)


      A história dela é um reflexo para a história dos judeus durante o séc.XX. Em 1933 fugiu com os pais da Alemanha nazista para Holanda; sobreviveu aos horrores e instalou em Israel. Hannah aparece diversas vezes no diário de Anne Frank


2️⃣)Janny Brandes-Brilleslijper


      A relação dela com Anne teve início em 8 de Agosto de 1944. Elas se encontraram no ponto de partida das deportações para o campo de Westerbork. Janny havia sido presa porque trabalhava na resistência contra os nazistas. Ela nasceu mum ambiente judeu e casou com um não judeu. Desde o início os dois lutaram como antifascistas contra os nazistas e acabou presa (Seus filhos e esposo conseguiram escapar).


3️⃣)Rachel Van


      Seu primeiro contato com Otto e Frank foi em Bergen-Belsen ela ficou no mesmo galpão que Anne e Margot, foi transportada e por fim libertada.

4️⃣Bloeme Evers


        Bloeme conheceu Anne e Margot no liceu judaico a escola preparatória para crianças judias.


5️⃣Lenie de Jong


       Ela e outras mulheres formaram um grupo para ajudar umas às outras a sobreviver nos campos de concentração.


6️⃣Ronnie Goldstein


      Foi no campo de concentração onde conheceu a família Frank a qual compartilhou muitas experiências com ela, as duas ficavam juntas na hora da contagem e também cantava para Anne e outras crianças.


     Eu gostaria de expor mais, porém seria total spoiler por falar da Anne e os momentos que ocorreram, para onde elas foram e os destinos delas. Espero que não tenha ficado uma resenha seca, até porque é uma biografia. A biografia que mais me comoveu foi da Janny Brandez.


Avaliação do livro: ⭐⭐⭐⭐⭐+🖤

❁ ════ ❃•❃ ════ ❁
Informações da História
❁ ════ ❃•❃ ════ ❁

├Título: Box Miss Marple
├Autora: Agatha Christie
├Disponível no: Amazon
├Adicione no: Skoob 
├Gênero: Biografia e Memórias
├Sub-Gênero: História, História Geral
├Descrição:  O "não escrito" capítulo final do Diário de Anne Frank relata o tempo entre a prisão de Anne Frank e sua morte. A história é contada por meio dos testemunhos de seis mulheres judias que sobreviveram ao inferno do campo de concentração do qual Anne nunca mais voltou. Inicialmente, o renomado cineasta holandês Willy Lindwer filmou o documentário "Os sete últimos meses de Anne Frank" e, depois disso, resolveu transformá-lo em livro. Para tanto, ele entrevistou mulheres que conheceram Anne Frank. O livro é composto pelos depoimentos de seis dessas mulheres - algumas que a conheceram antes de sua deportação para o campo nazista, e todas elas durante os últimos momentos em Bergen-Belsen. As histórias que estas mulheres têm para contar são semelhantes: o tratamento no campo, a forma como conheceram as irmãs Frank e a maneira como todas foram inexplicavelmente tocadas por sua vida. O fato de terem sobrevivido ao campo de extermínio é um milagre em si mesmo. Uma das sobreviventes, inclusive, teve a difícil missão de confirmar a Otto Frank as mortes de suas filhas, Anne e Margot. Os sete últimos meses de Anne Frank é o triste e verdadeiro relato de uma crueldade inimaginável e do milagre ocorrido para os que sobreviveram poderem contá-lo com suas próprias palavras.

E é isso, espero que tenham gostado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário