segunda-feira, 25 de maio de 2020

Entrevista com as autoras Emilly e Maria Fernanda do livro Poesias e Desvaneios


Tema:  Entrevista com as autoras Emilly e Maria Fernanda do livro Poesias e Desvaneios


(Maria Fernanda de vermelho e a Emilly Sentada)

Entrevista

Maselha Alves: Olá escritoras Emilly e Maria Fernanda é um prazer imenso em estar entrevistando com vocês, desde já obrigada por conceder através do e-mail uma entrevista falando um pouco sobre vocês e o livro Poesias e Desvaneios. Agora conte-nos “O que realmente te motivou para escrever o livro Poesias e Desvaneios?”

Resposta: Com o tempo no Wattpad acabei ganhando um público legal, então, dado que antes as poesias eram colocadas em um blog, pensei que talvez fosse legal mudar um pouco os ares, sabe? Eu queria poder compartilhar todas aquelas palavras com outras pessoas e ver o que as palavras causam/causavam. Queria que as pessoas pudessem considerá-las como um abrigo alternativo e que eu pudesse ter contato com essas pessoas. O Wattpad me (Emilly) proporcionou isso e muitíssimo mais, através dele pude conhecer histórias fantásticas e, sobretudo, pessoas que vou carregar para sempre no coração. Muitas amizades incríveis também e que com certeza vão perdurar anos e anos. Aprendi muita coisa ao entrar nesse mundo, sair acabou deixando de ser uma opção.

Maselha Alves: Tem alguma citação ou poesia favorito do livro? Se sim, qual?

Resposta: A Maria Fernanda tem, uma poesia que ela escreveu e recitou para o namorado dela:

Quando os meus olhos bateram nos seus
Eu congelei, meu coração estremeceu
Foi rápido, mas deu pra perceber
Que tinha algo especial em você

Depois de um tempo voltei a te encontrar
E esse seu sorriso fez eu me encantar
Quando você me beijou, me senti a flutuar
E a partir de então no seu abraço eu quis morar

Eu olho pra você e me derreto
Essas covinhas me fazem perder o chão
Não tenho dúvida, eu já perdi o medo
Você é o dono desse coração

Só espero não estar me precipitando
Que não seja uma mentira, eu não quero me enganar
Da razão o sentimento está ganhando
Então promete que nunca vai me abandonar.

Em contrapartida, eu não necessariamente tenho uma favorita, tem uns trechos que gosto mais do que outros, sim, mas completa nenhuma. Posso citar alguns, nunca vou conseguir escolher um apenas.

{...} Poesia é a arte de sentir ao extremo; a arte de eternizar tudo o que pode um dia ser esquecido, todavia sempre estará aqui.

Ela é a arte de ser, mesmo não sendo; de gritar, mesmo quando não podemos exalar um único som; de levantar, mesmo com tudo aos escombros; uma das formas de tornar verão todos os nossos invernos.

Tudo é poesia. Cada olhar, cada toque. Podemos dedicar esse tudo aos nossos amores e dores, aos nossos tudos e nadas, e, sobretudo, a nós mesmos, pois cada uma dessas palavras, quando unidas, formam o que há de mais profundo e valioso em cada um de nós.

No fundo, poesia é uma palavra com milhares de definições e nenhuma delas fixa.

Talvez uma colisão entre nossa alma e o calar de nossa voz, que é liberta todas as vezes em que temos um lápis em nossas mãos. Uma tradução de sentires cada vez mais escassa, que tem sua força restaurada sempre que alguém resolve exercê-la {...}

{..} Que sentimento é esse
Que implantado em meu peito
Faz meu coração descompassar
Me tirando todo o ar?

O que me leva a esta loucura
De fazer do meu sentir, releitura
Passar em claro a noite escura
E de sem nenhuma censura querer te tocar?

Que sentimento é esse
Mesmo que envolto de doçura
Me afunda em amargura
Por não ter-te como lar? {...}

Maselha Alves: Uau amei todas elas, como já sabemos o Wattpad é uma plataforma que nos permite compartilhar histórias com as de outras pessoas, de acordo com as informações do perfil vocês foram cadastradas em junho no ano de 2016, neste período já escreviam? Começaram a escrever? Se não, decidiram escrever por desejo ou porque via vários leitores escrevendo?

Resposta: Na verdade, meu cadastro aconteceu em 2016, sim, mas apaguei a plataforma em poucos minutos por não gostar das sugestões. Voltei só dois anos depois, em fevereiro de 2018, por conta de um livro que uma amiga indicou, acabei gostando dele e tentando procurar novas histórias na mesma linha. Cá estou eu até hoje. Meu primeiro livro foi um romance bem, bem, bem clichê; nunca tinha escrito nada que não poesia, então pensei em arriscar (o que acabou dando mais certo do que o imaginado, isso me fez ter vontade de postar mais coisas). Começamos, eu e Maria Fernanda, a escrever poesias mais ou menos na mesma época, sétimo ano do fundamental, 2017. Nos aprofundamos nesse novo mundo juntas, até que ela precisou se mudar e escrever juntas no papel não poderia mais ser real (hoje em dia, tentamos escrever via internet sempre que dá). Minha primeira experiência havia sido no fim de 2016, foi quando percebi que algo em mim gostava (clamava e precisava) daquilo.

Maselha Alves: Como são os seus processos de escrita?

Resposta: Meus processos de escrita dependem MUITO, mas sempre serei aquele tipo de pessoa que diz que escrever no papel será sempre melhor que no celular ou no computador. Sinto que as palavras fluem melhor. Ultimamente, para livros de outros gêneros, tenho usado Sleeping At Last como trilha sonora, mas poesia em si nunca teve disso.

Maselha Alves: Como foi a escolha do título que decidiram para esta obra?

Resposta: Essa parte da decisão de o livro ser publicado foi totalmente minha desde o início, principalmente porquê depois que a Maria se mudou, a gente acabou perdendo muito o contato, principalmente pela falta de internet dela no novo lugar; depois de me envolver mais no Wattpad, resolvi postar as poesias lá. Antes disso e ainda na época em que estudávamos juntas, tínhamos um blog com elas, porém nada muito sério, mais pra registrar tudo mesmo. Ela ficou sabendo do livreto com as poesias assim que eu consegui me organizar melhor com as ideias, depois de publicado sempre que podia enviava print de algumas impressões para ela etc. Até que, acho que ano passado, ela criou uma conta na plataforma, começando a acompanhar mais de perto. O nome não teve nenhum caminho muito especial, na verdade, provavelmente se soubesse do que sei hoje e pude observar, o nome teria sido diferente. Mas gosto dele

Maselha Alves: Qual foi a parte mais difícil da escrita?

Resposta: Acho que exatamente ela ter se mudado de estado.

Maselha Alves: Geralmente a poesia pode surgir através de vários momentos, dos próprios sentimentos e assim vai, no caso ao livro as poesias se originou através do próprio interior? Daquilo que estavam sentindo?

Resposta: Sim, sim. Ou ao menos 99% delas. Por isso gosto de dizer que poesia é "uma tradução de sentires". Mas muuuita coisa escrita mudou, é isso o que mais gosto, na hora de reestruturar o livro acabei relendo muitas delas, perceber o quanto guardam momentos importantes/necessários para o que me tornei nas entrelinhas traz uma sensação maravilhosa.

Maselha Alves: Já mostraram os seus trabalhos para as outras pessoas? Amigos, família?

Resposta: A mãe da Mafê sempre acompanhou, nossa professora de português da época continua comigo até hoje (sempre que escrevo algo novo, envio para que ela possa ler), alguns amigos da época sabem, sim. Hoje em dia, ao menos da minha parte, muito pouca gente sabe. Só realmente os SUPER mais próximos, sou muito reservada com "o que mostrar" e as poesias carregam muitas histórias, muitas. Não sei quando vou estar muito preparada para mudar isso.

Maselha Alves: Quais são seus hobbies além da escrita e livros?

Resposta: Maria Fernanda gosta de cozinhar, cantar e essas coisinhas. Eu não tenho muita coisa não, na verdade não tenho muita experiência na cozinha ainda. Estudo em um colégio integrado e mesmo agora na quarentena tenho estudado então é meio automático ler "qual seu hobby?" e pensar "estudar (?)". Fora isso, gosto de ouvir algumas músicas, assistir um pouco, documentários, filmes e séries de vez em nunca. Também gosto muito de editar!!! Fotos, montagens, vídeos, marca-textos e por aí vai.

Maselha Alves: Desde já agradeço por participar da Estrela de Conteúdo do projeto escritores do amanhecer, como escritoras no Wattpad saibam que é uma honra imensa em estar entrevistando vocês duas, suas histórias merecem reconhecimento, merecem apoio e trás muita inspiração, um auge, uma paz, com as suas poesias creio que muitos se apaixonaram e se apaixonarão por esta obra, sendo que está com mais de 36k de leituras e isto é incrível e inclusive a mim que me apaixonei demais por este livro, espero que possamos estar em breve conversando e compartilhando novas ideias por aqui, pois o intuito é esse, compartilhar histórias, experiências e habilidades no mundo da escrita.



Escritores do amanhecer não é somente mostrar a escrita e sim o nascer de muitas histórias.

Um comentário:

  1. Que gracinha!!!! Sinto-me extremamente honrada, muitíssimo obrigada por tudo, principalmente por confiarem em nós! ♥♥♥

    ResponderExcluir