domingo, 24 de maio de 2020

Tema: Criatividade Fora da Escrita com Autora Bruna Cleto



Tema:  Criatividade Fora da Escrita com Autora Bruna Cleto





Entrevista

Maselha Alves: Primeiramente quero te agradecer por aceitar a participar do projeto, saiba que é uma honra imensa em tê-la por aqui e quando vi o seu Instagram comecei a falar o quão criativa és, a pergunta é como se deu ao início dos quizzes do seu primeiro livro Nuvem de Estrelas?

Bruna Cleto: A primeira etapa de como surgiu foi quando estava indo nos eventos de literatura em que participei, a FLIM me deu muitas ideias do que eu podia está fazendo pra por no livro, por exemplo, trazer os personagens para fora da página e eu sempre quis fazer isso, mas não tinha tempo e demorei quase cinco anos para colocar em prática, na verdade levei dez anos para lançar o segundo livro O Meteorito de Fogo e levei quase cinco anos para poder começar e ficar mais ativa na minha rede social. Então foi a partir dessa que quando estava na FLIM, eu tinha que apresentar para um público que não tinha a mínima ideia do que era a minha história e fazer com que eles adquirisse o livro foi que veio uma ideia na minha cabeça em "Você descobre o mistério junto com a Eve". Então porque eu não traria isso? Para fora da página?



Maselha Alves: Uau, gostei da forma do surgimento da ideia e o processo de tudo (levou anos hein, ainda bem que houve persistência), falando da persistência como você mesma disse levou anos e anos para completar toda esta conjunção e muitos dos escritores querem ideias imediatas, processos rápidos e não é bem assim, certo? Então como manteve sua criatividade dentro da sua persistência? Quase desistiu? O que levou a continuar?

Bruna Cleto: É realmente leva muito tempo para gente conseguir montar todos estes detalhes, a gente realmente não consegue trazer ideias inovadoras de uma hora para outra, pois vem muitas inspirações do nada, mas colocar as inspirações em práticas é o que leva o tempo, entendeu? Eu consegui está fazendo as pétalas porque levei justamente muito tempo para divulgar e então eu pude está trabalhando em cada um dos detalhes;  havia ideias que eu não conseguia colocar em prática por falta das vezes da Matéria, de argumento, de obra, da matéria-prima e de objetivo, mas eu não desisti isso, daí já é uma questão que eu já pensei em desistir, porém nunca saiu de mim a vontade de escrever, uma forte influência minha foi da minha mãe que sempre falava "continua", também dos escritores e das parcerias. Agora eu vou lançar O Meteorito de Fogo porque estava vendo muito mais resultados pessoais nele e lancei o livro O Nuvem de Estrelas para escola porque entrei no projeto da Prefeitura. Então os livros rodaram em 2008-2009, fui em algumas escolas, mas depois não tive tempo mais para ir e ficou bem complicado em está divulgando dali eu parei e em 2015 surgiu uma nova oportunidade, foi  onde montei em uma nova diretora e lancei Lírio Azul novamente, mas uniram azul, pois passou a ser  chamado o nome da trilogia e o número de estrelas ficou com o nome do livro, isso foi até uma sugestão do meu marido.

Maselha Alves: Como foi a sua empolgação com o meteorito de fogo?

Bruna Cleto: Então, peguei o texto para está revendo ele e assim que comecei a reescrever a minha história voltou de novo aquela ideia que sempre bati e que sempre batuquei porque eu sempre tive muita admiração por filmes, então achei muito interessante trazerem eles para fora dos livros para a realidade e eu tinha que mostrar essa riqueza dos livros no externo.


Maselha Alves: Adorei a forma de como retirou dentro de um livro para um quiz onde podemos viajar no jogo sendo que esta relacionado à leitura, desta forma as pessoas poderão ver que o livro não é aquele terror e sim uma viagem que fazemos onde adquirimos grandes aprendizados. Dentro do tema criatividade fora da escrita você executou perfeitamente, poderia explicar os quizzes? Como funciona?

Bruna Cleto: Ah, Mas isso é verdade, o povo pensa que é um monte de quebra-cabeça, mas não sabe o quanto que é maravilhoso poder viajar nele. Então as ideias foram justamente com esse detalhe de mostrar para as pessoas que o livro não é somente isso, por exemplo, o Harry Potter que surgiu o site onde as pessoas podem entrar na escola, surgiu os parques e um monte de coisas que saiu de um livro, sabe? Agora o quiz funciona assim: São seis flores onde cada flor tem quatro pétalas e cada pétala é um quiz, onde juntando as quatro pétalas, você ganha um prêmio, ganha alguma surpresa e em cada pétala sempre tá ganhando uma pista de acordo com a resposta que você dá, de acordo com a escolha que você tem ou o que você acumula pontos, varia de acordo com a jogabilidade da Pérola. Quando como você está ganhando uma pista, ganhando uma chave, ganhando uma opção ou ganhando mais de uma opção, sempre recomenda (direciona) que eles sigam as opções que eles ganharam e cada pétala forma uma flor e várias flores formam um buquê e esse buquê é a beleza, digamos, assim, das pétalas desses quizzes.



Maselha Alves: Amei saber como funciona, os detalhes são perfeitamente incríveis, mas sabe o que me chamou atenção também foi a ilustração dos desenhos, a forma de como montou os personagens ficaram tão lindos, trouxe eles como personagens existentes em real?

Bruna Cleto: Os personagens tiveram influência do exterior para o interior, tiveram influência das minhas melhores amigas (personagens femininas) e ficaram bem claros os detalhes de cada uma e personalidade delas, em cima disso fiz os desenhos dos personagens que pintei no computador, mas isso foi a muito tempo atrás e os meus desejos não são muito lá melhores, então entrei em contato e fiz uma parceria com o desenhista, depois ele entregou para mim em preto e branco e colori. Agora os meninos eles não foram cem por cento baseado em pessoas reais, quer dizer, foram baseados pessoas reais, mas não do meu convívio, digamos, assim, eles foram baseados em atores que a gente gostava na época como o Matt baseado no Zac, o Mike no Robert Pattinson, já o Mark ele foi o único que a gente não baseou em um ator para você ter uma ideia ele foi tirado cem por cento da nossa cabeça em cima do que a gente tinha lido, mais um detalhe muito legal do Mark é que ele foi escrito junto com o Tiago e ele sabia que eu gostava de escrever, daí me pediu para ajudar está escrevendo essa história, depois eu digitei tudo arrumando todos os detalhes e a única coisa que ele optou foi o nome do Mark e Eve, mas ele me deixou muito livre para está colocando as personalidades de cada um deles e quando estava escrevendo, eu pensava em um namorado que eu ia gostar de ter para mim, ficava pensando e acabei jogando esse perfil de namorado ideal no Mark e por incrível que pareça o Mark tem muito um perfil do meu marido.

Maselha Alves:  Uau! gostei Bruna, vou encerrar por aqui, porque amei o fechamento, desde já quero te agradecer demais não sabe o quanto que estou grata e feliz por está sendo a minha entrevistada, sua história atingiu num ponto altíssimo, seus quizzes tem histórias profundas e só tenho que agradecer mesmo, me encontro sem palavras. Saiba que o foco do projeto é este, é compartilhar histórias, experiências, estratégias, aprendizados e você trouxe bastante isso.


Escritores Do Amanhecer não é somente mostrar a escrita e sim o nascer de muitas histórias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário