quarta-feira, 27 de maio de 2020

Estrela De Conteúdo: Entrevista com o autor Ivan Campelo


Tema:  Entrevista com o autor Ivan Campelo do Livro As Luzes de Recife




Maselha Alves: Olá Ivan, desde já quero te agradecer por aceitar o convite para ser nosso entrevistado do projeto estrela de conteúdo, saiba que é uma honra em tê-lo por aqui, além de sermos parceiros no Instagram, hoje é dia de falarmos sobre As Luzes de Recife. Ivan, como foi o processo da escrita deste livro?

Ivan Campelo: Foi bem tranquilo, diria eu. Todos os dias que eu chegava do trabalho, escrevia até onde o sono permitisse. Eu tinha que acordar cedo no outro dia para ir trabalhar, então eu sempre estava com sono. Mas o café me ajudava. Todos os dias eu precisava estar sentado na frente da máquina de escrever.

Maselha Alves: Como já mencionei no blog, o seu livro traz uma convivência, personagens com bem reais (como se fossem presencialmente), o que nos faz se sentir dentro do livro, o que nos permite também ler numa veracidade porque a ligação permanece desde do início do livro até o fim. Então, como foi esta persistência de manter esta sintonia, o foco até o fim? Até porque há uns livros que começam bem e não terminam no mesmo pique.

Ivan Campelo: Todo esse livro é embasado na realidade. Mesmo as coisas mais absurdas foram coisas que eu presenciei ou ouvi falar. Então, como eu sempre estive inserido nessa realidade, todos os dias, não foi difícil passar tudo isso para o leitor, até o fim do livro. E todos esses personagens, o Luiz, a Sara, a Júli, depois de um tempo ganharam vida própria. Então eu não precisava fazer muita coisa.

Maselha Alves: Como foi a escolha do título para esta obra?

Ivan Campelo:  "As Luzes de Recife" foi escolhido para representar as pessoas que vivem nessa cidade. São elas que tornam Recife o que é. Elas são as luzes de Recife.

Maselha Alves: Há um conjunto de hábitos que faz para se manter criativo?

Ivan Campelo: Ler. Ler é o que me torna bastante criativo. Filmes também me ajudam muito nesse processo de criatividade. Acho que o melhor conjunto para tornar alguém criativo, é a arte em si. Se você consome arte, vai ficar tudo bem.

Maselha Alves: O seu sonho já era a escrita? Ou desejava/deseja outras profissões?

Ivan Campelo:  Eu queria ser desenhista, mas depois de um tempo percebi que não era tão bom assim. Eu não conseguia memorizar as coisas com facilidade. Para ser um bom desenhista tem que ter uma boa memória, estudar anatomia profundamente e estar disposto a entrar de cabeça em diversos princípios da arte. Eu não era capaz de tais coisas.

Maselha Alves: As Luzes de Recife houve algumas partes, momentos ou trechos da sua vida?

Ivan Campelo: Sim. Mas não posso dizer quais para não acabar com a magia do livro. Hahaha

Maselha Alves: Qual foi a parte mais difícil na hora de escrever este livro?

Ivan Campelo: Foi deixar o Luiz (o protagonista/narrador) realista. Não queria que ele fosse mais um príncipe encantado, copiado de um livro americano para agradar todo mundo com sua índole pura. Eu queria alguém que as pessoas iriam amar ou odiar, e ao mesmo tempo ter a impressão de já tê-lo visto em algum lugar. Essa parte foi realmente complicada. Uma palavra a mais ou uma a menos colocaria tudo a perder.

Maselha Alves: Alguns elementos fundamentais para escrever? Para ajudar os escritores.

Ivan Campelo: Como eu sempre digo, tem que ler muito. Não comprar livros e não ler livros, vai tornar as coisas difíceis para um escritor iniciante. Ele não está fazendo parte desse meio que quer entrar e não está buscando aperfeiçoar sua escrita. Esse negócio de "eu não leio livros de ninguém para ser o mais original possível", não existe. Se fosse assim, os maiores escritores, ganhadores do Nobel de Literatura, pregariam isso. Porém, o que mais pregam é a leitura. E é necessário escrever muito também, é óbvio.

Maselha Alves: Que mensagem que deseja transmitir através do livro As Luzes de Recife?

Ivan Campelo: Não espere ser tarde o bastante para tomar coragem de se entregar ao amor.

Maselha Alves: Obrigado novamente por ter aceitado a fazer esta entrevista, saiba que amo demais seus contos, o seu livro, você escreve de forma tão penetrante que de cara logo percebemos que é o Ivan, sua história é única, sua marca na escrita é dominante, foi através dos seus livros que obtive um banco de conteúdos e despertou ainda mais de realizar este projeto, você tem dom e valor invencível.

Escritores Do Amanhecer não é somente mostrar a escrita e sim o nascer de muitas histórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário