sábado, 20 de junho de 2020

Ligação entre o silêncio e a escrita



  Quando eu comecei a escrever o livro Ao Luar (Poesias) no início eu não estava fluindo e escrevia na maior parte no período da manhã porque para mim "Parecia" ser a melhor forma para escrever, mas não havia nenhum momento em que o silêncio habitava, dali comecei a escrever nas horas noturnas, aliás, sempre fui noturna, sentei na escrivaninha, liguei o notebook, entrei no Word e comecei a escrever.
   Foi a partir deste processo que entendi exatamente a ligação entre o silêncio e a escrita, mas dai por qual motivo ocorre isso? O silêncio nos faz olhar do interior para o exterior, no meio da quietude observa-se tudo ao redor e o foco volta-se para a escrita e as ideias começam a surgir porque o silêncio nos liberta de tudo o que há dentro de nós levando-se para o uso da expressão de onde surgem a arte, escrita, dança, música, enfim isso vai parar em algum lugar e foi quando consegui expor as minhas poesias dentro da escrita baseado dentro dos meus pensamentos, analisei tudo o que ocorria ao redor, do mundo, das convivências, de mim e consegui este resultado através disto.
    Distração, tumulto nos fazem a ficar turvos com ideias que queremos executar e quando estamos num processo de escrita surgem várias coisas que nos fazem a quase darem um "surto" ideias vem e vão, quando vem não há relação o que entra a procrastinação. Para muitos o silêncio é perturbador e muitos detestam conviver com isso, mas é necessário em algum momento das nossas vidas termos este momento e isto funciona o mesmo para a escrita, quando decide escrever aquele momento deve ser focado total naquilo que está decido a começar à escrever.
     Como Artista e Escritora utilizo muito o silêncio, consigo fluir melhor, minha mente se encontra livre, calma e deixo as coisas virem naturalmente; outra experiência creio que todos os escritores obtém são ao vozes através do silêncio, ou melhor, a expressão da escrita, quando está escrevendo algo você digita/escreve e as palavram veem como se houvesse alguém ali te orientando dando palavras ao seu livro, mas não é! É o nosso interior que começa a se pronunciar e só ouvimos e interpretamos isso dando o espaço ao silêncio deixando ela ligar ao que queremos expor e se expressar.

E é isso, espero que tenham gostado.
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terça-feira, 16 de junho de 2020

Gostaria de Viver de Histórias?


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Viver de Histórias
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   Eu queria começar desde há muito tempo por aqui conteúdos sobre escrita e este será o primeiro conteúdo, porém diferente. Hoje venho recomendar um trabalho perfeito que vi lá no instagram o user Viver de Histórias, lá eles demonstram (Linecker Amorim e Cézar Moura) um método incrível que te soluciona para saber como ser bem pago para contar suas histórias.
   Nos dias 11 e 12 de junho assisti num período temporário nas lives feitas, cheguei anotar todas as aulas produzidas, irei listar somente algumas e comentar por aqui o motivo do que listei.

Obs: Inscrições Abertas para o método Viver de Histórias

Aula 1
(Falando sobre o método e introduzindo ao assunto)

-Construir uma ideia

   Gostei muito da forma de como ele construiu o argumento de uma construção de ideia envolvendo personagem, objetivo e conflito, o interessante é que com as sequências das aulas ele foi desenrolando tudo isso como um encadeamento tipo um degradê (em tudo uso a arte, artista é assim mesmo) dali teve uma história em que o Linecker foi montando de acordo com o método o curso (ele é um gênio) e antes de tudo isto falou a total diferença entre o Modelo Tradicional e o Modelo dele o que ganhou ponto demais com isso, pois sempre rebato nesta tecla que escrita não é só livros, escritor há diversas posições, cargos, modelos e tantas entre outras em que se pode executar.

-Vender a ideia

    Na live ele explicou muito bem isso, ficou bem empregado a forma em que exemplificou como um "Contrato", segundo o Linecker e Cézar disse para imaginarmos nós sendo pagos, antes mesmo da gente escrever histórias e dali entregarmos a ele, para ficar mais claro ele deu um exemplo de uma planta de apartamento em que você paga por este apartamento mesmo que ele não esteja pronto e quando estiver pronto irá receber, bem legal né? Amei.

Aula 2
(Construção de uma grande ideia)

-Ideia e Conceito

    Quando ele comentou isso (Linecker) e quando terminei de assistir fiquei "Oh Meu Deus" eu nunca, jamais saberia montar isto de forma tão prática e perfeita, anotei tanto que fico até empolgada quando vejo para executar logo, mas enfim amei muto a parte sobre como ele pegou o 3 Pilares de Storytelling e completou com os exemplos dados (personagem, objetivo e conflito).
    Outro rascunho que fiz foi sobre o personagem foi em como montar que é ter FORÇA, FRAQUEZA, DESEJO e MEDO.

-O título deve ser engajado com a história

    Preciso comentar algo? Isto resume tudo e ao menos isso eu fiz certo no livro que fiz e ficou bem engajado (Yeah!).

Aula 3
(Entretenimento é diferente de Diversão)

-Entretenimento Focado

    Dessa eu não sabia e na hora quando ia assisti dei uma pausa para refletir antes de continuar e pensar o motivo de ser diferente, as resposta que obtive por Linecker que foi "Pessoas estão procurando entretenimento, entretenimento não é divertir, pois há entretenimento focado só na distração como humor, ternura" e continuando deu exemplos como filme, série, livro, está com amigo e família. Aula bem interessante que levarei para a minha vida.

Aula 5
(Prioridade e Comprometimento do livro)

-Comprometimento

     Essa aula... vou te contar... eu vejo muito isso e sou prova viva disso, entrando no contexto eu anotei o que ele disse "Se você pega um livro de graça um comprometimento é menor, se você paga um livro de 200 ou 500 reais a sua prioridade é maior e dinheiro é tipo um oxigênio". Muitos dos escritores/autores dão seus livros de graça o que não acho correto, há não ser se for para uma parceria que já é voltado para divulgação e crescimento da obra, porém sobre o comprometimento quando se paga ou quando vai ler algo da sua prioridade tudo muda, assim como há também livros na estante que nem lemos e deixamos pra lá e bora ler o novo que chegou na área (isso é muto sério) e só falou verdades.

     Eu amei muito isto e quem acompanhou na semana passada ele liberou no site os módulos onde adquirimos mais conhecimentos e como escritora que sempre trago conteúdos sobre escrita no Instagram do Escritores Do Amanhecer foi extremamente importante para mim poder saber mais sobre isto tudo e super recomendo

E é isso, espero que tenham gostado.
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sábado, 30 de maio de 2020

Art Journal/Diário Criativo 2020 - Maio


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Art Journal/Diário Criativo 2020 - Maio
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    Praticamente o mês chegou o fim e decidi terminar os desenhos do Art Journal, confesso que fiquei feliz com o resultado (não desenhei muitos), consegui atingir a meta que pretendi em por mais detalhes e como de costume colocarei as fotos e comentarei nelas.

Queria fazer uma capa para o mês, porém fiz um pouco de desabafos em ainda está na quarentena (na minha cidade acabou a quarentena no final do mês) e pelos tantos dias em casa... o mês passa e nem percebo totalmente.

Como estou escrevendo o livro Esperança, acabei me inspirando demais nisso e na primeira imagem foi um desenho aleatório que vi no Pinterest aproveitei e fiz uns recortes também, agora continuando ao assunto fiz uma garota se vestindo de esperança, além de está relacionado ao meu livro, também conta com o que anda ocorrendo (Covid-19)

Eu amei demais essa página, nesse dia estava muito preocupada e triste, mas na primeira fiz uma frase com uma tentativa de Lettering (Risos, porém chorando) e coloquei uns relicários (Frases que necessitei no momento), já na segunda eu fiz uma garota vendo uma página pura (no caso fiz numa outra folha, recortei o círculo e colei) e nas bordas do círculos fiz uma frase.

Esta foi a última foto do mês de maio, mas as ambas as páginas foi uma ilustração de um autor parceiro Pedro Vale lá no instagram dos Escritores do Amanhecer e a frase foi do livro Azul Instantâneo, além disso estou feliz porque a parceria é lá de portugal, mas enfim no primeiro desenho ficou bem sad e bastante significativo (amei, amei demais), já na segunda ficou bem Brasil rs, gostei tanto dela que no dia em que fiz mandei para geral ver e todos gostaram.

Enfim este foi o Art Journal de Maio

E é isso, espero que tenham gostado.

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quinta-feira, 28 de maio de 2020

Estrela de Conteúdo: Entrevista com o Autor Pedro Vale


Tema:  Entrevista com o autor Pedro Vale do Livro Azul Instantâneo


Maselha Alves: Olá Pedro Vale, é uma honra em está conosco no Projeto do Escritores do Amanhecer Estrela de Conteúdo e hoje conversaremos um pouco da sua obra, do seu trabalho e etc. Então, o livro azul instantâneo é uma arte incrível eu amei ler ele, confesso que reli por 3 vezes e eu viajo na leitura e a dinâmica das palavras é divina, agora me fale, como foi a montagem da arte deste livro?

Pedro Vale: Eu tinha uma ideia muita clara em relação ao livro-objeto. Queria um equilíbrio entre os textos e o exterior. Para tal, contratei um bom designer que, a meu ver, elevou a obra a uma dimensão plástica e artística.

Maselha Alves: como foi os processos da escrita?

Pedro Vale: Durante três anos dei por mim a escrever no celular sempre que sentia um impulso. Partilhava pensamentos no Facebook sem ter corrigido e gostava da sensação de ter um retorno imediato do outro lado, mesmo sendo só para 15 ou 20 pessoas que estivesse a escrever.

Maselha Alves: Quando li achei os poemas bem conectados, entrei numa veracidade imensa que pude sentir as palavras, pude imaginar cenas da poesia e cheguei a ilustrar até o que me fez captar que a poesia foi elaborada perfeitamente. Como elaborou para termos esta imaginação de forma impecável?

Pedro Vale: Foi só quando me apercebi da quantidade de textos que havia produzido que surgiu a ideia de os compilar. A maior parte deles eram poesias visuais ou experimentalismos, mas havia também alguma poesia mais lírica, filosofia, micro contos, observação e até haicais... Difícil foi o processo de seleção e composição do Azul Instantâneo!

Maselha Alves: Como se sente em alguém está lendo o seu livro sem ser do seu território nacional (Portugal)?

Pedro Vale: Tem sido magnífico ser lido em vários países de expressão portuguesa. A minha aposta é o Brasil, país que sempre me fascinou e espero continuar a aprender sobre a sua cultura todos os dias, através do contacto com os leitores, seguidores, autores e artistas que vou encontrando nas redes sociais aquando da divulgação do Azul Instantâneo. A obra tem sido muito acarinhada pelos leitores brasileiros e faz-me sonhar com a possibilidade de ser lida cada vez por mais pessoas.

Maselha Alves: Eu amo demais a poesia e atualmente ao menos aqui no Brasil, eu não vejo muito livro de poesia sendo publicado o que me entristece um pouco, mas por ai como há muitos livros publicados deste gênero?

Pedro Vale: Em Portugal a poesia é lida por um nicho reduzido de leitores, mas leitores vorazes, pelo que me tenho apercebido. Se pesquisar por editoras independentes brasileiras, irá encontrar imensas e várias dedicam-se quase exclusivamente à poesia. Há a poesia de cordel que é muito tradicional e há fenómenos como os saraus em que imensas pessoas se juntam para celebrar a poesia. A poesia  tem a sua importância tanto em Portugal como no Brasil e, mesmo não sendo mainstream, tem uma importância enorme na sociedade.

Maselha Alves: Qual foi a parte mais difícil em escrever esta obra?

Pedro Vale: Costumo dizer que compor o Azul Instantâneo e agora divulgá-lo são bem mais difíceis do que escrevê-lo. Tê-los escrito foi uma necessidade e um prazer ao mesmo tempo.

Maselha Alves: Quando mostrou seu trabalho ao amigos, famílias, como foi a reação deles?

Pedro Vale: Esse processo ainda está a acontecer. Vendi 400 exemplares em três meses e muitos amigos e familiares nem tiveram oportunidade de o comprar. Mas, ficaram espantados uns. Outros, por não estarem familiarizados com a linguagem poética, um pouco desconfiados. Os que liam literatura lá fizeram um esforço para perceber a obra e, alguns, entretanto, já se entusiasmaram  a ponto de começarem a procurar incluir a poesia nas suas leituras. Contudo, a família e os amigos foram o grande suporte inicial do Azul Instantâneo. Sem eles, não estaria onde estou hoje.

Maselha Alves: Para finalizar o que o livro Azul Instantâneo pode ensinar, mostrar, qual a mensagem que o livro traz?

Pedro Vale: A magia da poesia é cada um sentir sensações e emoções completamente diferentes dos demais leitores. Visitei já dez escolas onde incentivei os jovens a serem mais criativos dentro e fora das redes sociais. As palavras-chave do Azul Instantâneo creio serem a criatividade, a autenticidade e a liberdade. Acrescentaria a reflexão. Estou certo que ninguém lhe conseguirá ficar indiferente. Muito obrigado pela oportunidade!

Maselha Alves: Muito obrigado por ter participado, saiba que amei demais sua obra, bela poesia, seu livro é inspirador, é como um portal em que você entra e encontra um mundo perfeito sabe, mas saiba que o intuito é esse, é mostrar aos escritores o valor do seu trabalho e se inspirarem em ti.


Escritores Do Amanhecer não é somente mostrar a escrita e sim o nascer de muitas histórias.
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